quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Engravatados

Por: Mizael Leal

Jeans e blazer ou terno superalinhado? Não importa, a gravata certa transporta o homem da esfera descuidada à estilosa. O acessório definitivo do homem deixou de ser exclusividade dos executivos. Gravata é cool, no trabalho revela personalidade, na noite é sinônimo de estilo.
Mas as gravatas sempre acabam dando um nó em nossas cabeças, e sempre aparecem as seguintes perguntas. Como deve ser a gravata? Qual o melhor tecido? Qual gravata escolher? Estampada ou não? Então para desenrolar um pouco essas questões o post hoje é sobre elas, que sempre nos acompanharam.

Tipos de gravata:
BORBOLETA
Ela é veterana na moda masculina, mas tem sido vista e admirada com outros olhos.  A preferida dos fashions vai desde o modelo smoking até uma simples fita de cetim amarrada em laço.

TRADICIONAL
As tradicionais estão sendo reinventada constantemente, a revolução mais recente foi na largura. Vieram as slim, que são aquelas levemente mais finas e voltaram as grandes. Usar uma gravata significa que você realmente se importa com o que veste. Então sempre fique atento, escolha bem o tecido e a padronagem .

Os tecidos mais usados na confecção de gravatas é a seda, que compõe as melhores gravatas com um caimento implacável, as de crochê que eram hit nos anos 60 usadas pelo Beatles e que recentemente voltaram a moda. Existem também as gravatas feitas com lã que somadas a seda proporcionam uma gravata firme de uma textura inconfundível e as de algodão que são mais usadas por jovens antenados, geralmente são mais estreitas.
O nó da gravata também, sempre acaba dando dor de cabeça, para os iniciantes. Então se pretende usar uma gravata pela primeira vez, siga o passo a passo dos nós. 
Outra pergunta constante é em que altura deve estar à gravata, a ponta da gravata deve estar no meio da fivela do cinto, nem maior, nem menor.
A cor da gravata deve ser escolhida de acordo com a circunstancia. A gravata pode ajudar, por exemplo, a demonstrar simpatia. Em uma entrevista ou reunião, use cores comunicativas como o vermelho, rosa e azul-claro. Em eventos mais sérios, o azul-escuro é uma ótima escolha. Já as pretas e as cinzas estão sempre na moda e servem para eventos sociais. Na largura o que deve ser levado em consideração e o biótipo e o estilo de quem estará usando. As mais finas vieram pra ficar, mas não devem ser usadas pelos mais gordinhos. As gravatas-borboleta e as abotoaduras também estão em alta.




Nenhum comentário: