sábado, 4 de dezembro de 2010

Como se vestir em...

Viajar é bom né!? Viajar para outro estado ciente de qual é o clima predominante e o que vestir é melhor ainda. Aos poucos vou apresentar para vocês a capital de cada estado brasileiro, alertando sobre algumas regrinhas básicas de moda e etiqueta.

Hoje iremos conhecer melhor o município de Cuiabá, capital do estado brasileiro do Mato Grosso onde a temperatura máxima absoluta pode chegar aos 40°C nos meses mais quentes e abafados. Conhecido pelo seu forte calor Cuiabá é uma cidade de trânsito tumultuado onde o turismo é visto como fonte de rendimento pelo fato da cidade fazer limite com alguns municípios históricos e turísticos como “Chapada dos Guimarães”.
Peixe e farofa de banana são alguns dos pratos prediletos dos cuiabanos, e não se assuste se alguma criança se dirigir até você com a palma da mão fechada, é assim que se pede a benção por lá.
O saneamento básico não é dos melhores, à água, é salgada meio que salobra.
Onde o calor predomina a higiene é fundamental. Quantos banhos você puder tomar, melhor. Assim, vai sempre sentir uma sensação de frescor, que alivia um pouco o incômodo do calor. Perfumes e desodorantes leves, pois os aromas no calor se propagam facilmente e às vezes ficam exagerados. Muito cuidado com os cabelos, lave com freqüência, pois o calor contribui para oleosidade deixando um aspecto ruim nos fios. Prefira as roupas de tecidos naturais que oferecem mais conforto, e abuse das cores claras que não retém muito calor. Quanto aos acessórios, no calor, menos é mais, prefira peças em madeira e tecido, esses materiais oferecem conforto e não esquentam muito, ao contrário dos metais. Em lugares onde é indispensável o uso do terno os cavalheiros podem abusar sem medo das camisas de manga curta por debaixo do paletó.


A moda às vezes surpreende as pessoas deixando-as inseguras na hora de se vestir. É delicioso quando definimos nosso próprio estilo e conseguimos através dele definir o caminho a seguir, quando isso acontece não importa em qual estado você esteja, você sempre vai saber o que vestir.

Fotos de Cuiabá acervo pessoal 2009.

Nenhum comentário: